"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

Albert Einstein



sábado, 28 de março de 2009

Momentos e fases.




Há momentos na vida que é inevitável encarar os fatos, por mais dolorosos ou chatos que eles sejam. Um dia seu pneu vai furar, você vai errar no trabalho, fazer papel de bobo em público, alguém vai te magoar e por mais que você faça o possível e o impossível para que isso não aconteça, um dia vai acontecer! Não me veja como uma grande pessimista, digo isso pois acredito que encarando possamos vê-la de maneira diferente e agir a partir disso. O problema é que nem sempre é tão fácil e prático assim. Existem situações e situações, pessoas e pessoas, personalidades diferentes, cada um reage de uma maneira.

Ultimamente não tenho sido muito optimista, diga-se de passagem. Acho que todo mundo já teve essa fase de "cansado de tudo" (ou não), creio que deve ser normal, ou pelo menos comum. Me pergunto o porquê disso (minha eterna mania de perguntar os "porquês", culpa da filosofia!) e só acho um bando de respostas irónicas. Vejamos então o perfil da fase: Tedioso, mais do que o normal. Nessa fase você se sente um lixo irreciclável, se é que essa palavra existe. Se torna céptico, insensível, irritante e irritável, como numa eterna TPM. A paciência, alegria, optimismo, "saco", vai tudo pro beleléu. Não tem interesse em nada e tudo parece insignificante.

Que fase do "Cão"! O pior de tudo é que você vira um grande chato, reclama de tudo, ou um ser mudo e emburrado, o que faz todos ao seu redor correrem, como se você tivesse infectando-os com um vírus letal, e eles não estão errados em relação a isso não. Que chatice ficar do lado de uma pessoa assim, que só ver o lado ruins de tudo, isso é terrível. Quando se vê demais as coisas más, não se tem tempo para ver as boas, e com uma pessoa do seu lado dando ênfase à neblina, fica difícil ver o sol.

Todos temos essa fase, fato. Em algum momento da vida acabamos por cair nas graças dela, mas o tempo que você permanece é o que determina a mudança na sua vida. O bom é que, como toda fase, ela tem seu fim (Graças ao Pai). Depois dessa fase, você volta ou começa a ter bom-humor (não aquela ironia ácida e insuportável), o seu optimismo e alegria voltam (e a sua cara de bobo também), o que torna a vida bem melhor (pura verdade)! Você começa a valorizar "aquele" banho quente (sem falar que se sente numa canja), a se comunicar melhor com as pessoas (sem querer primeiro esganá-las ou que elas corram antes...) e a fazer amizades (sejam elas coloridas ou não).

Assim, coisa boa sair de uma fase chata. Você se sente bem mais leve depois disso, seria melhor nem entrar, mas já lá dentro a solução é correr pro fim. Mas o que seriam das coisas esfuziantes sem os momentos tediosos? ahhh, venhamos e convenhamos, achamos certas coisas mais legais por causa das chatices. É por fases assim que aprendemos a valorizar as fases boas. É no amargo que o doce faz lembrança. Então, que a gente aproveite e aprenda a valorizar tudo, mesmo que pareça ruim, porque alguma coisa boa ela há de trazer...



Não é mesmo?


Obs: Ok ok, a primeira foto não tem muito a ver com o texto, mas eu achei tão bonita...ah, mereceu o post!

2 comentários:

Poodle disse...

Saudades dos textos. E da senhorita, talvez um pouquinho!

Bjos

Biquinho disse...

Poodle, que saudades dos seus pêlos cinzas! Venho sonhando dias com eles! tbm senti saudades dos textos. Acredite, não foi fácil ficar longe daqui!