"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

Albert Einstein



terça-feira, 10 de junho de 2008

Eu, Curiosidades – Aurora Boreal


Estava eu num dia sem nada pra fazer (na verdade tinha, mas a vontade tava de férias) quando me deparei com uma foto parecida com essa acima. Luzes coloridas, o que seria tal coisa? Movida pela curiosidade, fui saber o que era, e descobri que era chamado Aurora Boreal, ou Aurora Austral dependendo do lugar.
Aurora Boreal ou Austral é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar no campo magnético.terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, nome batizado por Galileu Galilei, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook. Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. A aurora aparece tipicamente tanto como um brilho difuso quanto como uma cortina estendida em sentido horizontal. Algumas vezes são formados arcos que podem mudar de forma constantemente.








Dados do Wikipédia-salvador-de-trabalhos-escolares-e-professores-ferra-alunos

3 comentários:

Saulo disse...

Ainda vou tirar uma fotos dessas só pra por no meu álbum. Assim que eu dominar essas partes do mundo, vc verá. rs

Beijos Tatah!ktwelyg

Saulo disse...

Aiaiai, isso que dá pressa pra escrever e ter que digitar esses maladitos caracteres... rs

Tatah disse...

Isso ae,
Mas quando for dominar essas partes do mundo vá nos meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro, nas regiões da Escandinávia e da Islândia, onde são mais comuns a atividade auroral. (como eu gosto do Google, é viciante!)

hehehe
Até hoje eu não entendo pra que servem esses caracteres.
=/