"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

Albert Einstein



quinta-feira, 28 de maio de 2009

Eu, Curiosidades - Formigas


Você deve estar se perguntando: Por que formigas? o que elas tem de tão interessante?
Pois eu digo que são extraordinárias!
Claro que todos temos uma certa raiva de formiga, seja por ter destruído sua planta bem cultivada ou pelo simples picar inofensivo e doloroso dela, mas deixemos as de
savenças no passado.
Hoje de manhã, tomando meu café com cara de bunda mais mal lavada do mundo (eu, não o café), dei de frente com um bando de formigas subindo com algo no mínimo três vezes maior que elas pela parede afora. Fiquei curiosa, mesmo já tendo visto antes. Como há muitos não posto no "Eu, Curiosidade", decidi ceder um espacinho aqui. O fato é que ao pesquisar eu achei tanta coisa interessante que daria pra encher a página inteira de informações, porém, colocarei somente os destaques da vida minúscula delas.

Dizem por aí que elas apareceram a cerca de 100 milhões de anos, quando a América do Sul e a África ainda estavam unidas. Foram encontrado fósseis que comprovam isso (creio eu), o que quer dizer que provavelmente já azucrinavam a vida dos dinossauros. Por ser pequenas, elas conseguem se esconder facilmente, principalmente debaixo da terra podendo escapar até de uma explosão (Seriam elas as futuras parceiras das baratas no mundo?), não é muito difícil imaginar o porquê delas sobreviverem ao período glacial, onde várias plantas e animais morreram.

Embora nem todas as espécies construam formigueiros, muitas fazem autênticas obras de engenharia, normalmente subterrâneas, com um complexo sistema de túneis e câmaras com funções especiais – para o armazenamento de alimentos, para a rainha, o “berçário”, onde são tratadas as larvas, etc. As sociedades das formigas são organizadas por divisão de tarefas, muitas vezes chamados castas, podem ser distribuídas pelo tamanho e/ou pela idade do indivíduo.

A função da reprodução é realizada pela rainha e pelos machos. É feita pelo voo nupcial (imaginem se os humanos fossem assim também? ia ser um trânsito aéreo...). A rainha vive dentro do formigueiro, é maior que as restantes, perde as asas depois de fecundada e durante toda a sua vida põe ovos (nasceu pra ser mãe). Os machos aparecem apenas quando é necessário fecundar uma nova rainha ( por que isso pareceu tão irônico?), o que acontece durante um voo em que participam milhares de fêmeas e machos alados (conhecido humanamente como...começa com S e termina com A, quem acertar ganha um doce!); depois da fecundação, os machos não são autorizados a entrar no formigueiro e geralmente morrem rapidamente (nasceu pra fornicar).

As formigas se comunicam geralmente por uma química chamada feromonas. Como passam a vida em contacto com o solo, elas deixam uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas. Sentem o cheiro com longas e finas antenas. Quando duas formigas se encontram, tocam as antenas e as feromonas que estiverem presentes fornecem informação sobre o estado de alimentação de cada uma, o que pode levar à trofalaxia, ou seja, uma delas regurgita a comida para a outra (ecaaa). A rainha produz uma feromona especial que indica às obreiras quando devem começar a criar novas rainhas.

Geralmente atacam e defendem-se ferroando, por vezes injectando compostos químicos no animal atacado, em especial, o ácido fórmico (ácido miserável).

Curiosidades:

As formigas nunca dormem, pelo menos não há relatos que alguém tenha visto isso. Elas também são surdas, quase não enxergam e se comunicam pelo cheiro. Quando uma formiga está em perigo, ela solta um odor para alertar as companheiras, transmitindo um aviso de que as demais devem fugir.

A tocandira, Paraponera clavata, é uma formiga grande, cerca de 22 mm de comprimento e extremamente agressiva. Sua picada é tão dolorosa que faz um homem rolar no chão de tanta dor, que pode durar até 20 horas. Algumas tribos de índios empregam as picadas de tocandiras em cerimônias de iniciação e como prova da virilidade de candidatos ao casamento. Meninos de oito a nove anos são vestidos com mangas de algodão, que possam ser amarradas pela parte de cima e pela de baixo. As formigas são colocadas dentro que picam os garotos. O menino é então levado para ser cuidado pelas mulheres. Assim que se recupera o ritual se repete. Esta cerimônia é continuada até a idade de quatorze anos, quando o rapaz aprende a suportar a dor, sem dar sinal de sofrimento, visto que se acha emancipado e pode casar-se. (Não fazem mais índios como antigamente)

Saúvas podem ser utilizadas na suturação de feridas. Os Índios da Guiana colectam soldados de saúvas, aplicam suas mandíbulas aos lábios da ferida, que são mantidos juntos. As formigas mordem, seus corpos são arrancados, e a fileira de mandíbula permanece até que a ferida cicatrize (Lenko & Papávero, 1996).




Fontes Sites: Wikipédia, Jardim de Flores, Mundo das Formigas e Scipione.

2 comentários:

Saulo disse...

Oxe, tb sempre tive um certo fascínio por formigas! As vezes quando pequeno eu passava horas as observando, capturando , assustando, cavando formigueiros. Algumas vezes as estripando tb, puramente por motivos científicos.

E nem preciso comentar sobre os documentários do animal planet só sobre formigas... hehe

Bjos!

Carol disse...

Essas formigaas sãoo... 'Umas formigas das rainhas'. Lembro-me de uma veez, quandoo era criaança. Fui picada por toda a minha perna, noossaa, a door fooi imensa. As 'beenditas pedras' tbm, neem me avisaraam qe lá em baixo delas havia um formigueiroo. hehee.
Mas elas neem tiveram culpaa. Quem mandoo eu ir brincar no meio das pedraas!

:P