"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

Albert Einstein



terça-feira, 18 de agosto de 2009

O que dizer do Amor?



Um dos assuntos que mais me intriga é o amor. É algo complicado de se falar, principalmente para a ala masculina. Por ser tão temido e chato é que minha curiosidade cresceu. Muito se fala sobre amor, mas são tantas respostas e com elas vêm tantas contradições, que fica difícil saber o verdadeiro significado dessa palavrinha.

Perguntei então à algumas pessoas o que elas acham sobre esse assunto, e cada uma respondeu a sua maneira. Como uma pergunta puxa a outra, eu fiz várias, mas colocarei aqui apenas algumas. A primeira pessoa a quem perguntei foi a minha avó. Ela que foi casada por muitos anos com meu avô e que nunca se separou dele, mesmo ele tendo fechado os olhos para o mundo, estando do lado até o último suspiro. Ela me explicou que o amor era algo de baixos e altos, e que nem sempre amar quer dizer tudo certo e lindo. Disse que é preciso respeito e compreensão, ter paciência é fundamental e saber perdoar é imprescindível.

Não satisfeita em apenas uma opinião, recorri a outras pessoas. Apresento-lhes os questionados: JeMa (não gema), H (ou João), Ernani e o Biquinho. Comecei perguntando-os:



Pra você, o que é o amor?

JeMa- Pra mim o amor é algo que não podemos definir com palavras, só se sabe o que é o amor aquelas pessoas que o sentem.

H- Pra mim o amor é uma coisa que acontece porque tem que acontecer, acho que é um sentimento que Deus lhe deu para sentir quando encontra-se a pessoa que lhe completa, as vezes acontece dessa pessoa não sentir o mesmo, o que depois num futuro, você descobre que não era amor, e sim paixão.

Ernani- O amor tem vários significados e sentidos, nunca houve uma certa definição do que realmente é. As vezes o amor é paixão, amizade...

Biquinho- Eu acho que amor é algo formado pelo tempo, isso de amor à primeira vista não me convence. Amor é algo que cresce a cada dia, com dificuldades e superações.

...........................................................

Quando se sabe que está amando?

JeMa- Bem, eu não sei direito como explicar, mas acho que é quando a gente quer o bem da pessoa, nunca quer ver ela chorar, faz ela se sentir bem, e etc...

H- Bem, eu acho que é quando só se pensa na pessoa, quando está perto dela engasga, soa frio e treme, fica martelando o que falar pra não dizer bobagem, fica pensando "por que eu estou assim, o que está acontecendo, por que fico assim quando chego perto dessa pessoa?", acho que é isso.

Ernani- Quando você acorda e sente o coração palpitante, a figura da pessoa amada vem a sua mente várias vezes ao dia e sente que o destino guarda um presente para você... Sua chama própria se acende, e finalmente quando se une a pessoa, a chama se torna um fogaréu...

Biquinho- Quando se respeita a pessoa, quando pensa nela como pai/mãe dos seus filhos. Acho que quando você não consegue ver a sua vida sem aquela pessoa.

...........................................................


Qual a sensação?

JeMa- De alegria! Você se sente bem só porque aquela pessoa está bem! (fica boba)

H- É maravilhoso, é a melhor sensação que existe, parece que eu estou no céu.
Ernani- Felicidade, cada um age de um jeito quando está amando...

Biquinho- Plenitude, felicidade, força.

...........................................................


Como diferenciar amor de paixão?

JeMa- Paixão é uma coisa momentânea, o amor não!

H- Não tem como definir, porque todo amor é uma paixão, você só sabe que é amor, quando dura, se não durar, foi só paixão.

Ernani- Ao longo da vida você irá descobrir.

Biquinho- Acho que só o tempo mostra. Paixão é algo temporário, vem e vai, Amor não. Amor é
base, aguenta distâncias, dores, é superação.

...........................................................


Pra você, o amor acaba, adormece ou se transforma?

JeMa- nenhum dos três, pra mim o amor é eterno! ele sempre vai ser o mesmo e nunca vai mudar, mesmo que com dificuldades, se ele for sincero, é claro!

H- Se transforma.

Ernani- O amor nunca acaba, você pode até achar que sim, mas de alguma forma esse amor vai estar aceso, se transforma. Pode até adormecer sim, mas irá se acender novamente.

Biquinho- Acho que o verdadeiro amor nunca acaba, pode sim adormecer e até se transformar, mas isso depende de cada amor, de cada pessoa que o sente.

...........................................................


E pra você, leitor, O que é o amor? Quando se sabe que está amando? Qual a sensação? Como diferenciar amor de paixão? O amor acaba, adormece ou se transforma?
Sinta-se livre para responder nos comentários, ficarei grata em saber sua opinião também, e obrigada a todos que responderam.


Abraço de urso!

3 comentários:

Nanim._. disse...

De nadaaaa, foi um prazer fazer isso por vc Biquinho

Carol disse...

O amoor é algo inesperado, que acontece derepente!
Você não percebe que está amando, simplismente acontece.
Acho que a diferença entre amor e paixão é que, a paixão pode ser passageira, já o amor é pra sempre. Ele não acaba, sempre terá um "restinho" dele no seu coração; pode até adormeceer, mas acorda rapidinho e vai se transformando ao longo do teempo.

Anônimo disse...

JeMa- ficou perfeito!Amei fazer parte do seu blog taa ? mt obrigado msm!