"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

Albert Einstein



segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dono do seu nariz



Vivemos num mundo julgador aonde ter dedos te apontando é quase normal. Não importa a direção que você caminhe, a decisão que tome, alguém sempre vai te achar errado. A verdade é que nós mesmos cometemos esses julgamentos. Às vezes sem perceber somos carrascos prontos para mandar à forca aqueles que vão contra o que achamos certo. Creio que isso é um defeito social.

Ser julgado quase faz parte do quotidiano, praticamente todos os dias somos criticados. Tenho para mim que até um monge, enclausurado em sua vida monástica, recebe várias críticas sobre o seu modo de meditar, mesmo que ninguém diga nada. Os nossos maiores julgadores somos nós mesmos. Fomos criados para sermos juízes prontos para ditar o que é certo e o que é errado. Ou pensando melhor, somos manipulados para achar que ditamos algo quando simplismente copiamos ideais alheios. O preconceito nasce dessa cópia de ideais e é por meio disso que julgamos e somos julgados.

Ir adiante com um sonho é difícil com tanto preconceito. Às vezes temos que tampar os ouvidos para chegarmos aonde desejamos. Muitos são os que te desanimam, nem sempre é por maldade, muitas das vezes é por preocupação, e é nisto que estão os maiores quebra-molas do caminho. Quebra-molas que são construídos pelo medo gerado por dúvidas.

Medo é um sentimento que aparece para testar o quanto se está disposto a seguir em frente. Se estiver certo do que quer, isso não vai te parar, pode até abalar um pouco, mas se a determinação for maior do que as vozes, você chega lá. Não copie os precoceitos, tente.

Não se importe com o que os outros falam, questione a si mesmo se está seguindo o caminho correto, se é essa direção que o seu coração deseja. Seja dono do seu nariz. Não tenha medo de errar por suas decisões, é errando que se acerta. Os erros mais dolorosos são aqueles cometidos por seguir o que outras pessoas consideravam o certo. O que é para os outros pode não ser para você.

Então pense, analise e reflita. Assim, poderá seguir em frente com a certeza de que mesmo sendo um erro vai valer a pena. Pois aprender com os próprios erros é bom, aprender com os erros dos outros é melhor ainda, mas desistir dos seus sonhos porque deu errado com alguém é bobeira.

Enfim, vença seus medos, siga sua intuição e vá para a batalha, porque a realização de um sonho é uma conquista e ninguém conquistou nada parado (a não ser aqueles sortudos miseráveis). E se quebrar a cara, saiba que isso é da vida. Não importa a direção que você vá, uma hora isso vai acontecer, é fato. E as pessoas tentarão te parar, mas tome o caminho que acha certo e siga em frente, pois o dono da sua vida é você.


"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."
Dizem que o autor é Bob Marley





ha

Nenhum comentário: