"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

Albert Einstein



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Uma nova reflexão

Abriu os olhos. Tudo estava tão sereno que ficaria ali para sempre se pudesse. Queria ficar ali. Fechou os olhos novamente sentindo o frio gelado entrar pelas narinas, pensou em como uma pessoa poderia gostar do frio tanto quanto ela. Impossível.

Amava o frio. As roupas, que na opinião dela deixavam qualquer um lindo, os chás e chocolates quentes que se tornavam bem melhores nessa época, o silêncio nas ruas. Ninguém, a não ser ela e alguns teimosos que mantinham a rotina, tinham coragem de sair com essa temperatura. Achava graça disso.

Abriu os olhos novamente, decidiu olhar em volta. Observou um senhor saindo da padaria no outro lado da rua. O semblante cansado mostrava os anos que se passaram desde a sua chegada nesse mundo. Pensou se um dia chegaria a ficar assim. Achava que não, do jeito que o mundo ia, chegar naquela idade era privilégio dos antigos. Não era pessimismo, mas ela via com desconfiança o futuro. Com tanto egoísmo, sustentar mais de 6 biliões de egos era demais até para um planeta desenvolvido como a Terra.

Deixou seus pensamentos de lado ao perceber que aquele senhor ia na direção de um monte espremido no canto. Como ela não viu aquele pobre mendigo se encolhendo na esperança de ficar quente?  O senhor, com um sorriso sincero no rosto, entregou ao mendigo a sacola de pães frescos e um copo com um líquido quente dentro. Uma dor no peito a afligiu, entendeu que em sua reflexão sobre o mundo ela na verdade estava incluída. Com seu egoísmo nem percebeu o ser humano que sofria ao lado.

Ainda observava a situação quando o senhor virou-se e seguiu pela rua molhada. A partir daquele momento sabia exatamente o que fazer. 

Em casa, ao responder a pergunta da mãe sobre o motivo de não ter comprado o tão desejado sapato, ela se lembrou do olhar agradecido daquele mendigo ao sentir o corpo se esquentar com um grande edredom. Agora tinha um pensamento diferente. Se cada um deixasse de julgar o mundo e ajudasse alguém, a existência da vida poderia durar muito. 

Ainda com a lembrança em sua mente, viu aquele mesmo sorriso sincero daquele senhor surgir no seu rosto jovem. Ela conheceu enfim a humildade, e entendeu que o mundo pode ser bem melhor quando a gente pensa nos outros também. Uma simples atitude pode ter grandes consequências.

Nenhum comentário: