"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

Albert Einstein



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Peraí


Eu me pergunto se um dia conseguiremos nos entender, conversar com respeito e ouvindo uns aos outros. Meu otimismo diz que sim, mas a realidade mostra que não é muito provável. Sou crítica, e como alguém crítico eu observo ao redor e vejo o que na minha perspectiva parece o certo. E o certo pra mim é cada um respeitar o ponto de vista alheio, mesmo que discorde plenamente. Mas vivemos, infelizmente, numa sociedade que não aceita isso.

Pode parecer esquisito eu simplesmente começar um post falando assim. Vocês devem estar se perguntando "do que será que ela está falando?". Pois bem, vou situar vocês. Há alguns dias atrás tive uma pequena discussão com a minha avó (ah Thaís, que feio!). Quer dizer, tive uma tentativa frustrada de conversa que acabou virando uma discussão. Para deixar claro, detesto discussões, seja com quem for. Acho isso desgastante e que não leva a lugar algum, mas eu também não consigo ficar quieta perante algo que acho injusto. Taí, talvez, o meu erro.

Tudo começou com uma crítica dela sobre a demora de uma obra feita de "graça" aqui em casa. A pessoa está fazendo sem cobrar nada, por pura vontade de ajudar, pois o local estava muito feio e mal arrumado graças a pedreiros furrecas que ferraram com as paredes. Foi a partir dessa crítica, que achei muito injusta, que tudo começou.

Botei meu ponto de vista na mesa. Falei que era injusto apressar a pessoa, já que tava fazendo um ótimo trabalho e de graça. E que não podia reclamar, pois não atrapalhava em nada à ela e além do mais, a gente ia ter que pagar um pedreiro que iria demorar muito mais e iria fazer um trabalho muito do mau feito. Pra quê que eu fui falar?

A mulher virou uma fera. Disse que eu não sabia nada da vida, que só tinha 19 anos de idade, que eu pensava saber das coisas só que não sabia de nada. Eu concordo com ela. Não sei mesmo nada da vida, muito pouco vi, mas venho aprendendo com isso e o pouco que aprendi tento colocar em prática.

Essa situação toda me incomoda e muito. Como disse, não gosto de discussões, ainda mais com pessoas mais velhas. Tentei defender um ponto de vista, mas agora vejo que isso não adianta. Não vou mais debater com ela, não vou criticar nada dela, e se ela quiser minha opinião que me pergunte. Não me intrometo mais, e deveria fazer isso desde o início, mas como dizem: vivendo e aprendendo.

Porém, antes de terminar este post, queria deixar uma pergunta no ar. Melhor, vou deixar perguntas no ar. Aos idosos pergunto o mesmo que perguntei minha avó no final da discussão: na sua idade, a senhora acha que sabe de tudo?  Entendo quando protestam por respeito à suas opiniões devido a vivência de vocês, sei que viram muito da vida, mas será que não aprenderiam nada com os mais jovens também? Será que vocês  não errariam mais perante uma situação só pelo motivo de serem muito mais velhos que nós?

Aos mais jovens pergunto: Será que a vida é tão fácil quanto parece? Os mais velhos não teriam razão mesmo em suas ignorâncias? Revolta é mesmo necessária? Será que somos tão intolerantes ao ponto de não aceitar nenhuma ideia, mesmo parecendo antiguada?

Nenhum comentário: