"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

Albert Einstein



domingo, 19 de outubro de 2014

O cão e a mulher chata

É uma senhora solitária, ele disse. Não, ela tem o cão, respondi.

Durante bom tempo da festa, em meio aos transeuntes menores que buscavam bolo e doces, fiquei observando aquela mulher. No começo procurava não encarará-la visto que assunto antes na roda em que eu estava era o dela ser chata e irritante. De fato parecia mesmo ser assim, mas o que me fez parar e observar foi o amor do cão por ela. 

Tenho fascínio pelos animais, pela sinceridade com que demonstram seus sentimentos. E nem me venham falar que animais são seres irracionais que te mando para um lugar inóspito. Acredito nos sentimentos deles, que pensam muito melhor que nós seres humanos imbecis de merda e que são mais puros e verdadeiros que tudo isso. Claro que existem exceções, mas daí é outra história.

Aquela senhora sentada ao meio-fio com sua sacola de supermercado cheia de bolo e cachorro-quente que serviriam como belo café-da-manhã me intrigou. Dava para sentir pena, principalmente depois de ouvir que até o filho dela não aguentou a chatice e deixou-a sozinha. Sozinha não, ela e o cão. 

Fiquei pensando, não podia ser tão insuportável assim. Ela teve um filho, alguém a amou o bastante para ter um filho com ela, ao menos corajoso o bastante para se deitar com ela. O que houve?

Plat. O menino, ah o menino, me pula por aquela mini-cerca viva e aterriza com seus pés gordos em cima da sacola de supermercado da mulher chata. Por um instante achei que ia matá-lo, e ele também achou, todos ao redor acharam, mas ela riu. Meu Deus, ela riu. Me apaixonei por ela. Qualquer um ia querer matar ele, mas ela riu, e se riu forçadamente é uma bela atriz, tá perdendo dinheiro. 

Daí que comecei a repará-la mais ainda. Acho que as pessoas têm preconceito dela, talvez não fosse tão insuportável assim, só incompreendida. O cão a ama. 

Achei tão lindo. Ela sumiu por um instante e o cão ficou rodeando procurando sua dona. Dava para ver a preocupação nos olhos e a determinação em achá-la em meio as pessoas. Tava torcendo para a mulher chata aparecer logo e acabar com a aflição do pobre cão. E apareceu, e foi a felicidade dele que sentou ao seu lado e permaneceu junto a ela, o tempo todo.

Por isso que dou mais valor aos animais do que ao ser humano. Possuem mais fidelidade que os homens, eu disse. É verdade, ele respondeu.

É verdade. Todos a deixaram, menos o cão. Ou melhor, cadela.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bela história! Simples mas deixa um grande aprendizado.
Um dia conversando com meu pai, ele me falou uma frase que talvez se encaixe nesse contexto, "Não importa o que você fez de bom, você sempre será lembrado pelos seus defeitos".
O importante é que a frase se refere aos humanos, como você falou, os animais possuem mais fidelidade que os homens.